Carregando...

RIS Nordeste

Em 23 de novembro, aconteceu o terceiro encontro da Rede de Investidores Sociais do Nordeste, foi um momento dedicado a escuta do grupo e a estruturação de uma agenda para o próximo ano.

Foi proposta uma atividade de reconhecimento dos presentes, apresentação de conceitos do ISP e práticas de atuação em rede articuladas pelo GIFE, definição do propósito da RIS NE, que agora passar a ser: “Fomentar a filantropia e o investimento social privado no nordeste, bem como fortalecer, qualificar e aprimorar as iniciativas já existentes” e por fim, uma dinâmica em grupos, para identificar entre os membros, quais são:

1) as “dores” e dilemas enfrentados no dia a dia ao se realizar investimento social e ações filantrópicas;
2) temas você gostaria de reunir mais conhecimento e trocar com outros pares que realizam ISP;
3) de que forma estar presente em uma rede de investidores sociais do Nordeste contribuiria com você e sua organização.

Entre as diversas contribuições que apareceram, a rede externalizou o interesse maior nas seguintes agendas e debates:

1) Referências: troca sobre as estratégias de investimento entre as empresas e institutos e trocas de conhecimento, gestão e programas. Estrutura de ISP: poucas empresas/organizações têm estruturas de ISP, programas de responsabilidade social e estratégias de doação (ideia: estimular summits e eventos para trocas, networking, etc.). Conhecimento sobre Políticas Públicas/ dados e resultados: ausência de conhecimento sobre os dados. Enfraquecimento das organizações da sociedade civil, dificuldade de mensurar/monitorar impacto, nomenclaturas: termos são complicados e de pouco conhecimento do público-alvo.

2) Ter contato com outras empresas, institutos do Nordeste, Opções de formação específicos para as áreas, detalhamento legal (jurídico) que podem ser trabalhados em favor das organizações do terceiro setor, temas mais ligados às estruturas de gestão e avaliação ainda não são discutidos suficientemente. Prioridades: Agenda de Avaliação, Gestão Institucional.
Grantmaking, Investimento em Negócios de Impacto, Gestão de Políticas Públicas, Comunicação e Conhecimento no ISP.

3) Troca de experiências/práticas de maneira estruturada, aproveitar a diversidade para explorar pontos de vistas, gerar uma vitrine para as organizações do Nordeste, mostrando o nosso potencial e profissionalismo, trazendo mais credibilidade para a região (por meio de eventos envolvendo investidores, fazendo pontes com eles, “nós” falarmos do nosso trabalho e não outros. Conhecimento Sistêmico: trabalhar a visão sistêmica sobre os investimentos em cada território, aumentar a clareza sobre as possibilidades entre colaborações e mudanças, partilhar dados, por recorte de território. Conexão com 3º setor: ampliar conhecimento sobre as organizações locais que operam com cada tema, para construir conexão com os institutos, fundações e empresas de todo o país que investem. Promover missões de visita a trabalhos realizados em outros territórios. 

Organizações que marcaram presença na reunião:
– Fundação Demócrito Rocha
– Impacta Nordeste
– Instituto Beatriz e Lauro Fiuza
– Instituto Conceição Moura
– Instituto Sicoob
– In3
– SER


Apoio institucional

Alana
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Instituto Unibanco
Laudes Foundation