Carregando...

Rede LEQT

No dia 11 de março, a Rede Temática de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT) realizou sua primeira reunião de 2020. O grupo se reuniu na sede do Goethe-Institut, em São Paulo (SP), para a construção colaborativa do planejamento das ações do ano. Os trabalhos do dia tiveram início com a apresentação dos resultados de um segundo exercício de mapeamento das relações entre as organizações-membro da rede a partir das respostas a um questionário. Ao todo, 27 organizações participaram da pesquisa, que evidenciou 582 conexões. Para saber mais, CLIQUE AQUI.

Em 8 de junho de 2020, a Rede LEQT promoveu um debate sobre a necessária universalização das bibliotecas no Brasil, o webinar “Bibliotecas brasileiras – avanços e desafios para a universalização do livro, leitura e literatura”. No encontro foram discutidos os dez anos da promulgação da Lei nº 12.244/10, que prevê a universalização das bibliotecas escolares, e o papel das bibliotecas públicas e comunitárias para a efetivação do direito ao acesso ao livro, à leitura e à literatura. Para conferir, CLIQUE AQUI.

No dia 20 de julho, a rede promoveu o Webinar Política Nacional de Leitura e Escrita: avanços e perspectivas. Para discutir sobre o que foi feito e o que falta para que cada vez mais brasileiros e brasileiras tenham acesso ao universo da leitura. O encontro contou com a participação de José Castilho Marques Neto, Julia Santos e Renata Costa e a mediação ficou a cargo de Pierre André Ruprecht. Para assistir, CLIQUE AQUI.

No webinar “O livro na formação das crianças: uma leitura crítica do PNLD 2022 Educação Infantil”, a Rede Temática Leitura e Escrita de Qualidade para Todos debateu sobre o papel do livro na formação das crianças. Nesse encontro, foram discutidas as concepções de leitura e literatura presentes na minuta do Edital do PNLD 2022 para a Educação Infantil. As convidadas discutiram os efeitos e os impactos das proposições que orientam a Política Nacional de Alfabetização e o edital do PNLD para os processos de formação de leitores, especialmente nos momentos iniciais da infância.

Sobre as Redes Temáticas

As redes temáticas (RTs) são uma das iniciativas do GIFE que visam gerar interesse e fomentar a discussão em torno de uma temática específica, de forma regular e contínua. Para isso, são promovidos encontros que podem acontecer de forma presencial ou remota, com conferências online. Elas podem ser relacionadas a temas transversais e/ou perenes do Investimento Social Privado, como avaliação, grantmaking ou comunicação, e/ou tratar de estratégias mais finalísticas das organizações como, por exemplo, saúde, cultura ou leitura e escrita. 

Em 2020, foram promovidos mais de 40 Encontros de Redes Temáticas de forma totalmente virtual. Essas reuniões visavam estimular a atuação conjunta ao promover ambientes de articulação para diálogo, troca, produção de conhecimento, modos de fazer e ação conjunta em diversos níveis. As RTs são divididas em macro assuntos:

> Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente
> Juventudes
> Saúde
> Gestão e Políticas Públicas
> Negócios de Impacto
> Grantmaking
> Comunicação
> Equidade Racial
> Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT)
> Gestão Institucional

Organizações que coordenam a Rede: Conhecimento Social, Fundação SM e Itaú Social


Apoio institucional

Alana
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Instituto Unibanco
Laudes Foundation