Carregando...

Rede Temática de Juventudes

Em 13 de março de 2020, foi lançada a Rede Temática de Juventudes na sede da Oi Futuro no Rio de Janeiro. O 1º encontro foi marcado pela conversa com o artista e criador do projeto Galeria Providência, que prevê o incentivo a jovens artistas moradores do Morro da Providência, Hugo Oliveira. O diálogo foi seguido de um debate entre os participantes representando diversas organizações, sobre os próximos passos da rede e como o ISP poderia se articular numa ação conjunta para apoiar as juventudes do país.

No 2º encontro da RT Juventudes no último dia 28/4, foi apresentada a Pesquisa da Fundação Roberto Marinho com o Plano CDE sobre Juventudes, Educação e Projeto de Vida, que trabalhou a caracterização do perfil dos jovens em relação aos projetos de vida (autoconfiante, resignado, desesperançoso). A apresentação foi seguida do diálogo com Monique Evelle (fundadora do Desabafo Social) e Izabelle Aymé (jovem aprendiz) e os demais participantes.

No 3º encontro da RT Juventudes, foram apresentadas e discutidas duas pesquisas sobre juventudes: a primeira, da UFRJ/Conjuve, apresentando a “Agenda Juventude Brasil – Pesquisa Nacional sobre Opinião dos Jovens Brasileiros (2013)“; a segunda, da Fundação Roberto Marinho/Rede de Conhecimento Social, enfocando “Juventudes e a pandemia – Perspectivas para o futuro“, em que foram ouvidos 33 mil jovens em todo o Brasil.

No 4º Encontro, debatemos com jovens lideranças e pesquisadoras os 7 anos da promulgação do Estatuto da Juventude, buscando recuperar o sentido e relevância social desse marco e explorar os desafios e oportunidades de sua implementação, bem como formas de como a filantropia pode apoiá-lo ou se amparar nele para desenvolver projetos e ações.

No 5º e último encontro de 2020, debatemos duas perspectivas fundamentais entre as tarefas da agenda pública das Juventudes endereçadas ao Investimento Social Privado. A dimensão da inclusão produtiva pela Plataforma Juventude, Educação e Trabalho (JET) e a dimensão das políticas públicas municipais no contexto das eleições pelo Atlas das Juventudes.

Sobre as Redes Temáticas

As redes temáticas (RTs) são uma das iniciativas do GIFE que visam gerar interesse e fomentar a discussão em torno de uma temática específica, de forma regular e contínua. Para isso, são promovidos encontros que podem acontecer de forma presencial ou remota, com conferências online. Elas podem ser relacionadas a temas transversais e/ou perenes do Investimento Social Privado, como avaliação, grantmaking ou comunicação, e/ou tratar de estratégias mais finalísticas das organizações como, por exemplo, saúde, cultura ou leitura e escrita. 

Em 2020, foram promovidos mais de 40 Encontros de Redes Temáticas de forma totalmente virtual. Essas reuniões visavam estimular a atuação conjunta ao promover ambientes de articulação para diálogo, troca, produção de conhecimento, modos de fazer e ação conjunta em diversos níveis. As RTs são divididas em macro assuntos:

> Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente
> Juventudes
> Saúde
> Gestão e Políticas Públicas
> Negócios de Impacto
> Grantmaking
> Comunicação
> Equidade Racial
> Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT)
> Gestão Institucional


Apoio institucional

Alana
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Instituto Unibanco
Laudes Foundation