Carregando...

Rubricas Avaliativas Emergência Covid-19

Os muitos editais, campanhas de financiamento coletivo e de arrecadação, projetos, ações e programas criados para superar os diversos desafios trazidos por conta do  novo coronavírus no Brasil demonstraram a rapidez de resposta diante da pandemia. Desenvolver processos avaliativos destas iniciativas se tornam importantes, uma vez que podem ajudar a analisar pontos positivos e negativos do que foi desenvolvido, gerar aprendizagem bem como apontar os próximos passos. 

Tendo isso em vista, a Agenda de Avaliação do GIFE desenvolveu a ferramenta “Marco de Análise das iniciativas de enfrentamento aos efeitos da Covid-19“, composto por rubricas avaliativas que apoiam processos de autorreflexão. Erika Sanchez Saez, coordenadora do projeto Emergência Covid-19, explica que a ideia partiu do eixo cinco do projeto, que articula maneiras do GIFE apoiar institutos, fundações e empresas que empreenderam ações durante a emergência a realizarem avaliação das mesmas. 

“Em contato com a Agenda de Avaliação do GIFE, surgiu a ideia de criar as rubricas como uma ferramenta de reflexão que possibilitasse um diálogo interno de cada organização sobre as ações que foram realizadas por ela ao longo dos últimos meses. Dada a magnitude da pandemia, das consequências negativas e da imensa resposta da filantropia, entendemos que seria muito importante contribuirmos com as reflexões do próprio setor”, afirma Erika.  

Em linhas gerais, as rubricas são uma ferramenta que permitem às organizações do campo filantrópico desenvolverem a autoanálise das suas iniciativas contribuindo para os processos de decisão e aprendizagem, tanto das iniciativas em si, quanto da organização como um todo. Segundo Gabriela Pluciennik, consultora de avaliação que elaborou a ferramenta junto com a Agenda de Avaliação, as rubricas utilizam uma escala de possíveis níveis de desempenho de determinado projeto ou programa, onde os critérios avaliativos são graduados. 


Apoio institucional

Alana
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Instituto Unibanco
Laudes Foundation